Diante do caos no trânsito e nos transportes em Nova Iguaçu, o que fazer?
Em primeiro lugar não cair na armadilha dos projetos faraônicos de milhões, quando sabemos que muito mais precisam ser destinados para a saúde e educação.
Mas o trânsito também interfere na saúde(acidentes, estresse e desgaste físico), está ligado à educação, e nas grandes cidades determina sobremaneira a qualidade de vida da população. Mas podemos começar a melhorar este setor de forma simples e eficiente, a partir de três ações imediatas: 1 - instalar sinalização horizontal e vertical massivamente, por tratar-se de medida de baixo custo e de forte impacto visual; 2 - promover imediatamente diversas campanhas educativas para motoristas e pedestres, focando na proteção e respeito aos pedestres e ciclistas, cujos efeitos se reproduziriam diminuindo o estresse e a violência no trânsito; 3 - Mapear e iniciar o tratamento dos pontos críticos nas principais vias da cidade(engenharia, educação e esforço legal), modificando áreas de estacionamento, paradas de ônibus e vans e melhorando os locais para trânsito de pedestres e espera nas paradas de ônibus(que devem ser circulares) .
Depois sim, viriam o planejamento estratégico e os projetos de médio e longo prazos, que custam milhões, bilhões e aí é muita discussão pela frente. Mas primeiro é fazer o feijão com arroz, o básico do elementar para as pessoas poderem ir e vir com alguma dignidade em Nova Iguaçu e sentirem que o estado está presente, que a cidade não é um faroeste caboclo sofisticado.
Assim como numa partida de xadrez, quando o jogo está complicado e difícil de resolver tudo, o bom enxadrista diminui as peças no tabuleiro para simplificar o panorama e poder pensar melhor sobre uma forma de ganhar a partida, o trânsito e o sistema de transportes de Nova Iguaçu precisam de simplicidade para planejarmos os movimentos mais complexos mais adiante.
Não se esqueça de mencionar o transporte alternativo que avacalha com o trânsito.
ResponderExcluirA ausência do estado neste caso é total. As vans, infelizmente são um complemento necessário pois os ônibus não são eficientes em número e em conforto. Nos bairros, a noite e nos finais de semana as pessoas esperam horas até que passe um ônibus, e foi isso que abriu o mercado para as vans na década de 90. Acho que uma intervenção imediata reestruturando e impondo os pontos de parada ajudariam.
ExcluirMas o que vc está falando é justamente o grande problema desta nossa cidade: falta de governo. Se a secretaria de transporte mudasse o modelo de concessão e fiscalizasse seu cumprimento, não haveria espaço para essas vans!
ExcluirSó vislumbro uma opção para resolver o problema. Vários países do primeiro mundo já a utilizam, mas nós pobretões só gostamos de andar de carro. Ciclovias: bom,saudável e barato.
ResponderExcluirAqui tinha tudo pra fazer duas grandes ciclovias, na Estrada de Madureira e na Via Light. Além disso, com essa população crescendo, só mesmo ampliando para os trilhos. Mas esses investimentos milionários só acontecem mesmo nas capitais, Zona Sul e Barra, e alguma coisa nas cidades com petróleo. Em Nova Iguaçu nunca tivemos um governo que priorizasse o sistema de transportes e o trânsito.
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