A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro implantou um sistema de registro de Boletim de Registro de Acidente de Trânsito(Brat) on line. Os próprios envolvidos farão a coleta dos dados no local do fato e cada um deles fará o seu registro pela internet, gerando um protocolo. Depois a PM examinará o registro, para validar ou notificar alguma pendência. Quando validado o Brat será disponibilizado em até dez dias. Isso tudo no caso de acidentes sem vítima; com vítima a PM deve ser acionada para ir ao local.
Vamos acompanhar com cuidado esta iniciativa, afinal, acidentes de trânsito são eventos complexos, geram conflitos interpessoais, discussões e agressões, obstrução na via e outros desdobramentos, que sem a expectativa da presença da polícia, os motoristas mais agressivos e espertos, especialmente aqueles alcoolizados, gente sem CNH, com a carteira vencida, ou os que foram culpados e não querem assumir os prejuízos dos outros, simplesmente poderão sair do local sem obrigação de prestar qualquer informação. Além disso ninguém garante que os motoristas e veículos envolvidos sejam corretamente identificados, ou mesmo que as datas e a dinâmica descritas do sinistro não sejam inovadas com o objetivo de praticar fraude e construir álibis.
Usar a tecnologia para otimizar o serviço público é muito importante, mas dispensar a presença do estado no ambiente complexo do trânsito, no momento crítico e tenso de um acidente de trânsito, quando as pessoas precisam da ajuda imparcial e firme de um agente público, ou pelo menos a expectativa desta intervenção para coibir os mal-intencionados, poderá trazer consequências negativas para os cidadãos, especialmente para aqueles mais conscientes de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
É fato que o efetivo de nossas polícias está aquém das demandas de uma sociedade dinâmica, complexa e violenta como a nossa, mas transferir certos procedimentos típicos da administração pública para os próprios envolvidos sob estresse e despreparados em meio à confusão de um acidente, merecerá um acompanhamento cotidiano dos problemas e reclamações dos usuários, assim como uma avaliação estatística dos resultados. De qualquer forma, vamos torcer para dar certo.
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